首页> 外文OA文献 >Caracterização geoestatística da distribuição espacial de cigarrinhas vetores de Xylella fastidiosa em citrus
【2h】

Caracterização geoestatística da distribuição espacial de cigarrinhas vetores de Xylella fastidiosa em citrus

机译:柑橘中小木虱叶蝉矢量空间分布的地统计学特征

代理获取
本网站仅为用户提供外文OA文献查询和代理获取服务,本网站没有原文。下单后我们将采用程序或人工为您竭诚获取高质量的原文,但由于OA文献来源多样且变更频繁,仍可能出现获取不到、文献不完整或与标题不符等情况,如果获取不到我们将提供退款服务。请知悉。

摘要

A distribuição espacial das espécies de cigarrinhas (Dilobopterus costalimai Young, Acrogonia sp. e Oncometopia facialis Signoret), vetoras da Xylella fastidiosa, agente causal da Clorose Variegada dos Citros, foi estudada com o uso da geoestatística. As avaliações foram feitas em um pomar comercial de laranja 'Pêra' (Citrus sinensis [L.] Osb.), objetivando estabelecer meios para melhor controle dos vetores e da doença. O monitoramento da ocorrência das cigarrinhas no pomar foi feito através de amostragens mensais, utilizando-se armadilhas adesivas amarelas de 3 x 5, distribuídas uniformemente em 50 pontos na área, dispostas em laranjeiras à altura de 1,5 m do solo e substituídas mensalmente. Acrogonia sp. foi a espécie prevalente nas amostragens. Os resultados possibilitaram ajustar modelos aos semivariogramas da distribuição espacial das três espécies no pomar estudado. Durante os três anos consecutivos de amostragem, as populações de Acrogonia sp., D. costalimai e O. facialis apresentaram modelos de distribuição agregada somente nos meses de verão, inverno e primavera, respectivamente, mostrando a necessidade de monitoramento constante desses vetores para reduzir a sua população em épocas favoráveis ao seu desenvolvimento. Através de parâmetros geoestatísticos foi possível calcular a área de agregação das cigarrinhas no pomar. A espécie Acrogonia sp. apresentou área média de agregação de 15.760 m², enquanto para O. facialis e D. costalimai foi possível constatar áreas médias de agregação de 11.555 m² e 10.980 m², respectivamente. Esses resultados indicaram que para um levantamento seguro de cigarrinhas é necessário pelo menos dispor de uma armadilha por hectare.
机译:利用地统计学研究了锋利的射手物种(Dilobopterus costalimai Young,Acrogonia sp。和Oncometopia faceis Signoret),Xilella fastidiosa(雪松杂色氯病的病原体)的载体的空间分布。评价是在商品橙园“Pêra”(Citrus sinensis [L.] Osb。)中进行的,旨在建立更好地控制病媒和疾病的手段。通过每月采样对果园中叶蝉的发生进行监测,使用3 x 5个黄色胶粘剂收集器,该胶粘剂均匀分布在该区域的50个点中,排列在距地面1.5 m高的橙树中,每月更换一次。 rog草属是样本中的流行物种。结果使得有可能将模型调整为所研究果园中三种物种的空间分布的半变异函数。在连续三年的采样中,Acrogonia sp。,D。costalimai和O.faceis的种群分别仅在夏季,冬季和春季提供了总体分布模型,这表明需要不断监测这些载体以减少传播。其人口适时发展。通过地统计参数可以计算果园中叶蝉的聚集面积。该物种Acrogonia sp。的平均聚集面积为15,760平方米,而O.faceis和D.costalimai的平均聚集面积分别为11,555平方米和10,980平方米。这些结果表明,为了对锐角进行安全调查,必须每公顷至少有一个圈套。

著录项

相似文献

  • 外文文献
  • 中文文献
  • 专利
代理获取

客服邮箱:kefu@zhangqiaokeyan.com

京公网安备:11010802029741号 ICP备案号:京ICP备15016152号-6 六维联合信息科技 (北京) 有限公司©版权所有
  • 客服微信

  • 服务号